Realidade Aumentada Urbana
Definições.
Convencionalmente a
realidade virtual é definida como um ambiente no qual o
participante/observador está em completa imersão, portanto é capaz
de interagir com um mundo completamente sintético. Este mundo pode
ou não imitar as propriedades de um mundo real, entretanto pode
também exceder os limites da realidade física criando um mundo onde
as leis da física não se aplicam. Importante verificar nesta visão,
entretanto, é que o rótulo de Realidade Virtual também é
associado com uma variedade de outros ambientes aos quais a imersão
total do observador não é totalmente necessária, mas que fica em
algum ponto no “contínuo virtual” [3]. As tecnologias de
Realidade Virtual, que envolvem a fusão dos mundos reais e visuais
são genericamente referidas como Realidade Mista, no caso o foco do
trabalho é tratar unicamente de Realidade Aumentada.
Figura
1 contínuo virtual [3]
O conceito de
contínuo virtual é relacionado à fusão de classes de objetos
apresentados em qualquer particular situação, onde ambientes reais
são colocados no final do continuo e ambientes virtuais no extremo
oposto.
Realidade Aumentada
Wellner
(1994) define a complexidade do mundo em que nos encontramos e a
quantidade
de objetos e especialmente a capacidade de interação do ser humano
com o mundo, com todas essas informações faz uma analogia com o
mundo virtual, que no seu conceito é uma visão do futuro que
captura nossa imaginação, o qual também podemos chamar de ambiente
computacional, ainda definiu que uma nova possibilidade poderia
emergir que seria o aumento do ambiente computacional com objetos do
mundo real, assim poderíamos recriar objetos com propriedades
eletrônicas sem que os mesmos percam sua integridade física, assim
não haveria a necessidade de substituí-los, realçando assim nossas
atividades diárias.
A Realidade
Aumentada é definida na Literatura [1] como uma área de
investigação, que pretende desenvolver novos mundos ou novas
realidades, que incorporem cenas do mundo real vista pelo usuário
com objetos do mundo ou ambiente virtual, isso é claro em tempo
real.
Entretanto devido à
adaptabilidade do termo, hoje o mesmo está sendo utilizado para
representar qualquer tipo de realidade onde o ambiente real disponha
informações do Ambiente Virtual.
A Realidade
Aumentada pode ser definida como a extensão do mundo real com
objetos do mundo virtual, assim o mesmo espaço cria a idéia de
coexistência [1], ainda dentro desse contexto abrange a combinação
de objetos do mundo real com objetos do mundo virtual em tempo real
de interatividade, ocorrendo assim uma fusão de dados em que os
mesmos possuam um processo matemático e físico o mais próximo da
realidade possível.
O
termo “Realidade mista” hoje ainda não se encontra em uso comum,
um dos termos que está relacionado nesse contexto “Realidade
Aumentada”
está
começando a aparecer uma regularidade mais freqüente[2], dispomos
hoje desse termo para associar o aumento do mundo Real com a fusão
de dados de um ambiente virtual (processamento gráfico).
Sabemos
que Realidade Virtual e Realidade Aumentada são degraus dentro desse
contexto, podendo ser definidas como vertentes dentro de uma escala
[3], distintas, mas com aspectos semelhantes ambas buscam um objetivo
comum, a imersão do usuário, a Realidade Aumentada busca isso de
uma maneira que incorpore objetos do Ambiente Virtual, essa imersão
ocorre de uma forma que não se perca o contato com a Realidade,
assim ocorrendo a fusão de dados do ambiente Real com o Virtual,
adicionando assim mais informação ao ambiente[3], em contrapartida
com a Realidade Virtual que prima pela imersão completa.
A
RA deve conter as seguintes propriedades [2]:
-
Combinar o Ambiente Real com objetos do Ambiente Virtual em um ambiente Real
-
Ser executada interativamente em tempo real
-
Registrar ou alinhar objetos reais e virtuais entre si
Realidade Aumentada Urbana
Em algumas
aplicações de RA, voltadas para a área urbana podemos citar a
aplicação de um veículo onde a informação virtual é recebida na
janela dianteira, como podemos ver o motorista ao mesmo tempo em que
dirige o seu carro recebe informações do tráfego no momento exato,
ao receber esse tipo de informação ele pode tomar suas decisões
baseadas nelas, dessa maneira o motorista recebe informações em
tempo real do ambiente que são inseridas virtualmente dentro do
contexto [5].
Figura
2 Veículo usando Realidade Aumentada [5]
Foi
demonstrado, que se concentrando em estruturas planares do mundo
real[7], ou seja, usando uma técnica que utiliza pontos em planos
para controlar a câmera, dentro disso foi proposto um método de
registro geométrico para realidade aumentada, com vários planos em
posições arbitrárias e indicações no mundo real, assim
demonstrando a possibilidade real de utilização de Realidade
Aumentada em ambientes reais, como um ambiente urbano, também foi
proposto um método de registro usando múltiplas estruturas
planares[9].
Foi
descrito o desenvolvimento de um método de visualização
foto-realista, que usa a combinação de um sistema de informação
geográfica (SIG) com técnicas de Realidade Aumentada (AR), assim
alterando a maneira de visualização do mundo real [8], também já
foi estudado para o aprendizado de design urbano [10].
Arquitetos, membros
de conselhos de cidade e grupos de interesse são alguns dos muitos
outros tipos de usuários que se beneficiam da RA no planejamento
urbano, podendo discutir alternativas à medida que visualizam a
cidade a sua frente. Dentro dessa foi desenvolvido o URP [11] que
simula prédios e ventos, tem-se também um modelo um pouco mais
simples [12] que possui prédios que podem ser facilmente movidos e
animados. A grande vantagem em usar RA no planejamento das cidades é
a facilidade de interação e visualização da visão de cada
usuário, bastando para isso apenas pegar e arrastar os prédios como
se os mesmos fossem simples caixas.
Até
o desenvolvimento de games também usa o contexto urbano[2], no campo
do entretimento a RA encontra um terreno fértil e de infindáveis
possibilidades, podendo encontrar um único obstáculo que seria a
imaginação do desenvolvedor, o limite de possibilidades ao se
fundir o Real com o Virtual é praticamente inexistente, ao trazer
mais informação para a realidade poderíamos recriar mundos
imaginários em tempo real com a interação do usuário, sem que o
mesmo perca o contato com a realidade [2].
Podemos
citar inúmeros projetos de games que encontram-se em
desenvolvimento, aqui iremos citar um desses projetos o game
ARquake[4],o jogo Quake é um clássico dos games de computador, o
objetivo de ARquake é de recriar o game só que dessa vez ao invés
de um ambiente Virtual onde o jogador atira em monstros dentro de um
labirinto, o jogo é desenvolvido em um ambiente de RA, onde o
jogador sai pelas ruas atirando em monstros imaginários.
O
jogo é desenvolvido em um ambiente real, urbano, dando a capacidade
para o usuário mover-se livremente, com a vista determinada
unicamente pela posição da cabeça do usuário, o objetivo é que o
usuário interaja de maneira natural, podendo visualizar os monstros
em suas posições naturais e também utilizando um injetor plástico,
simulando assim os tiros nos monstros [4].
Conclusão
Foi
desenvolvida ao longo da elaboração do mesmo uma pequena
contextualização do que foi visto até hoje em termos de RA
(Realidade Aumentada), portanto foi mostrado desde o princípio as
definições de RA (Realidade Aumentada), desencadeando na última
parte que buscou mostrar o mais atual em termos de pesquisa de
Realidade Aumentada Urbana
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[2]
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[5]
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Berre,
Tom
Syverinsen, Marten Saiomonsen, Karin Ingvaldsen Disponível : ISA-
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http://isa.umh.es/vr2/euron06/doc/labs/ARToolkit_for_Dummies.pdf
acessado em 6 de Set de 2009.
[6]
Pierre David Wellner - Interacting with paper On the Digital Desk ,
Mar 1994
[7] Yuko
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new approach to realistic landscape visualisation, aceito em 18 mar
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[9]
Yuko Uematsu *, Hideo Saito - Multiple planes based registration
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janeiro de 2009
[10]
Rui
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Design Skill Transfer, out
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[11]
ULLMER 2000 , B.; ISHII, H. Emerging Frameworks for Tangible User
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[12]
BUCHMANN 2004, V.; VIOLICH, S.; BILLINGHURST, M.; COCKBURN, A.
FingARtips – Gesture Based Direct Manipulation in Augmented
Reality. -INTERNATIONAL CONFERENCE ON COMPUTER GRAPHICS AND
INTERACTIVE TECHNIQUES (GRAPHITE), 2004.
Artigo escrito em 2009
Artigo escrito em 2009
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