Preparação de um Projeto
Um dos textos que criamos na faculdade, sobre a preparação para o início de um projeto.
1. INÍCIO DO PROJETO
Definição do Problema
O que é o projeto?
O sistema possibilitará um gerenciamento mais preciso das atividades por meio de abertura de Ordens de Serviço, vindas de outros departamentos para o departamento de manutenção, bem como seu acompanhamento e conclusão. Com isso haverá um maior controle no tempo de atendimento dos chamados e de pessoal alocado na área.
O sistema proverá também informações para que seja feita a manutenção preventiva dos equipamentos, com a finalidade de evitar paralisações e a necessidade de uma manutenção corretiva.
Consequentemente, o processo do departamento será otimizado, garantindo uma maior agilidade, integridade das informações e controle no atendimento.
Qual a finalidade do projeto?
Muitas empresas já perderam importantes clientes e grandes oportunidades de negócio por atrasos na produção ocasionados pelo departamento de manutenção.
Pequenas falhas podem atingir grandes proporções, ocasionando atrasos em toda programação de entrega, havendo assim quedas drásticas no faturamento.
Para evitar esses problemas será desenvolvido um sistema que gerencia todo o departamento de manutenção. Quanto ao controle de funcionários qualificados será desenvolvido um módulo que controla a distribuição das tarefas entre os funcionários, agilizando assim a logística de distribuição de mão-de-obra.
Em relação à manutenção preventiva, o sistema propiciará o agendamento e controle de todas as tarefas relacionadas ao ano corrente.
O sistema contém um cadastro das fichas técnicas de todo o maquinário/equipamentos existentes na empresa, fornecendo informações como: histórico das manutenções realizadas e vencimento das garantias.
1.2 Planejamento da próxima fase
Na próxima fase será feita a análise inicial do departamento em questão, a fim de detectar suas necessidades e problemas ocasionados pela falta de organização e desencontro de informações entre o departamento de manutenção e os demais departamentos da empresa que solicitam seu serviço. Este planejamento inclui um cronograma de previsão para início e término da fase 2.
CRONOGRAMA DA FASE 2
1.3 Criação da pasta do projeto
Todos os documentos e formulários que serão utilizados no projeto deverão constar na pasta do sistema.
Todas as fases do Projetos assim como mudanças serão organizados em uma pasta fichário para facilitar possíveis alterações ou inclusão de novos processos ou soluções.
2. ESTUDO INICIAL
2.1 Revisão da definição do problema
a) O que é o projeto?
O sistema possibilitará um gerenciamento mais preciso das atividades por meio de abertura de Ordens de Serviço, vindas de outros departamentos para o departamento de manutenção, bem como seu acompanhamento e conclusão. Com isso haverá um maior controle no tempo de atendimento dos chamados e de pessoal alocado na área.
O sistema proverá também informações para que seja feita a manutenção preventiva dos equipamentos, com a finalidade de evitar paralisações e a necessidade de uma manutenção corretiva.
Consequentemente, o processo do departamento será otimizado, garantindo uma maior agilidade, integridade das informações e controle no atendimento.
b) Qual a finalidade do projeto?
Muitas empresas já perderam importantes clientes e grandes oportunidades de negócio por atrasos na produção ocasionados pelo departamento de manutenção.
Pequenas falhas podem atingir grandes proporções, ocasionando atrasos em toda programação de entrega, havendo assim quedas drásticas no faturamento.
Para evitar esses problemas será desenvolvido um sistema que gerencia todo o departamento de manutenção. Quanto ao controle de funcionários qualificados será desenvolvido um módulo que controla a distribuição das tarefas entre os funcionários, agilizando assim a logística de distribuição de mão-de-obra.
Em relação à manutenção preventiva, o sistema propiciará o agendamento e controle de todas as tarefas relacionadas ao ano corrente.
O sistema contém um cadastro das fichas técnicas de todo o maquinário/equipamentos existentes na empresa, fornecendo informações como: histórico das manutenções realizadas e vencimento das garantias.
2.2 Objetivo, escopo e restrições
Objetivo
A implementação desse sistema ocasionará uma maior agilidade e eficiência ao processo. Disponibilizará um sistema que gerenciará as informações automaticamente, otimizando a armazenagem de dados e permitindo a maximização da produtividade, utilizando algumas tecnologias para melhorar o desempenho da empresa.
O projeto foca a integração do departamento de Manutenção com os demais departamentos da empresa, satisfazendo os usuários com maior integridade nas ações.
Para que o objetivo seja bem sucedido será necessária novas tecnologias/equipamento e treinamentos de pessoal.
Após a implantação do sistema o tempo de atendimento às solicitações de serviço será reduzido de 30% a 50%, além disso, o número de intervenções corretivas será reduzido em aproximadamente 65% já que o sistema agendará a programação das manutenções preventiva e preditiva.
Escopo
Identificar os pontos críticos do processo.
Elaborar a implementação de novos sistemas de informação.
Solucionar as necessidades tecnológicas para curto, médio e longo prazo.
Identificar os dados utilizados pelos usuários através de fluxo e armazenagem de Informações.
Compartilhamento das informações com as demais áreas envolvidas.
Planejar o desenvolvimento e ter o conhecimento das atividades administrativas relacionadas com nossos departamentos.
Restrições
Para um projeto desta amplitude, apesar dos benefícios gerados, alguns pontos devem ser considerados:
Custos:
Implementação e implantação do projeto na organização;
Treinamento dos usuários que utilizarão o sistema;
Manutenção periódica e suporte
Tecnologia:
Necessidade de novas estações de trabalho,
Integração com outros sistemas da empresa
Adequação da base de dados para o sistema
2.3 Planejamento
Reavaliar se os prazos determinados no cronograma geral serão cumpridos ou se precisarão ser redimensionados, é importante o projeto ser interferido sempre que necessário para que possa possuir maior eficácia e competitividade nos processos.
CRONOGRAMA GERAL (DO INÍCIO AO FIM DO PROJETO)
2.4 Estudo da área problema
Organograma do Departamento de Manutenção
Fluxo de documentos (post it)
Relacionamentos
Informações que recebe
De quem
Ordem de serviço
Todos
Catálogos de Equipamentos e Projetos
Projetos
Posição de Estoque
Estoque MI
Requisição aceita/não aceita
Estoque MI
Autorização para compras emergenciais
Finanças
Programação da Produção
PCP
Informações enviadas
Para quem
Níveis de Estoque
Estoque
Tempo de execução de manutenção
PCP
Plano de Manutenção Preventiva e Preditiva
PCP
2.5 Identificação de Opções para Solução
De acordo com entrevista realizada com o usuário, as principais dificuldades encontradas no processo são:
Falta e/ou desencontro de informações entre a manutenção e os demais departamentos que a requisitam.
Falta de estrutura e desorganização dentro do próprio departamento no gerenciamento das tarefas em andamento e as já concluídas.
Como resposta a estas necessidades o sistema gerenciará todas as atividades do departamento: através de relatórios, controle de tempo de atendimento dos chamados, controle de pessoal alocado, proverá também informações para que sejam evitadas paralisações e consequentemente perda de produtividade e integridade das informações.
2.6 Planejamento da próxima fase
Análise concreta das soluções propostas, análise e criação do Diagrama de Fluxo de Dados ( DFD) do departamento e análise das propostas de aplicativos.
CRONOGRAMA DA FASE 3
ESTUDO DE VIABILIDADE
3.1 Análise do sistema atual
Fluxo de Informações
Nas folhas seguintes estaremos descrevendo o diagrama de fluxo de dados (DFD) das informações no sistema atual, bem como a integração do departamento de manutenção com os demais departamentos da empresa.
Controles
Todas as formas de controle existentes atualmente no departamento são feitas manualmente, exigindo um desprendimento grande de tempo para localizar papéis arquivados e realizar cálculos e estatísticas para fechamento de relatórios mensais.
Os catálogos de equipamentos, juntamente com as fichas de informações, ficam armazenadas em um arquivo central no departamento para eventuais consultas.
As ordens de serviço (numeradas) existentes são arquivadas da seguinte forma:
Abertas ou pendentes: em arquivo temporário
Concluídas ou canceladas: em arquivo permanente.
Não há controle sobre a periodicidade das manutenções preventiva e preditiva.
Distribuição do Trabalho / Carga Diária
Gerente
Descrição da Atividade | Carga |
Análise dos diversos relatórios gerenciais do departamento | 140 min |
Análise de contratos e carga de serviço | 120 min |
Análise dos desvios em relação ao previsto | 100 min |
Análise das diversas características do serviço realizado | 60 min |
Reunião com a diretoria da Empresa | 60 min |
Supervisores
Descrição da Atividade | Carga |
Responsável pelo acompanhamento e coordenação das atividades | 180 min |
Contato com demais departamentos e externo | 60 min |
Revisar novos projetos | 60 min |
Tratar e planejar solicitações de serviços | 130 min |
Analisar e relatar todos os problemas do departamento | 30 min |
Funcionários
Descrição da Atividade | Carga |
Responsável pela execução das ordens de serviço | 320 min |
Reunião com superiores | 60 min |
Registrar serviços e recursos | 100 min |
Interfaces
Atualmente, no departamento, são utilizados formulários impressos para o controle das ordens de serviços. Segue alguns exemplos destes formulários.
Setor de Manutenção Elétrica Ordem de Serviço nº ............/(ano) | |||||||||
Equipamento ......................................................................................................................... | |||||||||
Nº Patrimonial ....................................................................................................................... | |||||||||
Localização ........................................................................................................................... | |||||||||
Departamento ....................................................................................................................... | |||||||||
Avaria (descrição detalhada) ................................................................................................ | |||||||||
Reparo (descrição detalhada) .............................................................................................. ............................................................................................................................................... | |||||||||
Material Utilizado .................................................................................................................. ............................................................................................................................................... | |||||||||
Data | Horário | Observações | |||||||
Início | Fim | Tempo real | Tempo padrão | ||||||
Custos | |||||||||
Pessoa responsável pelo serviço | Cargo | Salário | Mão-de-obra | Material | |||||
Total | |||||||||
Referência ....................................................... | |||||||||
______________________________ Supervisor da Manutenção Elétrica | ________________________________ Gerente | ||||||||
Setor de Manutenção Elétrica Solicitação de Manutenção nº .............../(ano) | |||||||||
Equipamento ............................................................................................................................ | |||||||||
Nº patrimonial .......................................................................................................................... | |||||||||
Localização .............................................................................................................................. | |||||||||
Departamento ........................................................................................................................... | |||||||||
Requisitante ............................................................................................................................. | |||||||||
Matrícula .................................................................................................................................. | |||||||||
Data ............/............./.............. | Hora ............................................................... |
SETOR DE MANUTENÇÃO ELÉTRICA | |||||
Ficha de Equipamento nº __________/(ano) | |||||
Equipamento ................................................. | Nº Patrimonial ................................ | ||||
Localização .............................................................................................................. | |||||
Departamento ........................................................................................................... | |||||
Tipo ............................................................................................................................ | |||||
Nº do fabricante ......................................................................................................... | |||||
Nº Série ................................... | Marca .................................................................... | ||||
Fabricante .................................................... | Fornecedor ........................................ | ||||
Preço ................................................ | Ano de fabricação ........................................ | ||||
Valor atual ........................................ | Dimensões .................................................... | ||||
Horas de uso .................................... | Motor ............................................................ | ||||
Nº Fornecedor .................................. | Série ............................................................. | ||||
Rotor (tipo) .................................................................................................................. | |||||
Tensão primária .......................................................................................................... | |||||
Tensão secundária ..................................................................................................... | |||||
Potência ......................................................... | Corrente ......................................... | ||||
Frequencia ..................................................... | Rolamentos .................................... | ||||
Enrolamentos .............................................................................................................. | |||||
Escovas ...................................................................................................................... | |||||
Fases ................................................... | Ligações ..................................................... | ||||
Rotação ....................................................................................................................... | |||||
Obs. ............................................................................................................................ | |||||
..................................................................................................................................... |
3.2. Custo do Sistema Atual
Custo de Pessoal
Estes custos englobam todos os cargos e salários que temos hoje no departamento de manutenção.
Cargo | Qtde/Receb. | Sálario R$ | Total (mês) |
Gerente | 1 | R$ 5.000,00 | R$ 5.000,00 |
Supervisor | 3 | R$ 3.000,00 | R$ 9.000,00 |
Operadores | 9 | R$ 900,00 | R$ 8.100,00 |
Total | 13 | Total | R$ 22.100,00 |
Outros Custos
Descrição
Valor (mês)
Papelaria
R$ 300,00
Uniformes
R$ 500,00
Total
R$ 800,00
Custos de Operação
Descrição
Valor (mês)
Ferramentas
R$ 2.000,00
Equipamentos de Segurança
R$ 1.400,00
Total
R$ 3.400,00
3.3 Análise das Soluções
3.3.1 Proposta 1
Sistema de Informação para Manutenção Eficiente
Plano de Manutenção Preventiva
Os últimos 30 anos mostraram que os melhores programas de computador são poderosos e simples. Assim é o plano de manutenção preventiva do EquipMaint: poderoso para acomodar situações variadas com precisão e simples para quem tem que planejar e executar.
Administração do Parque de Equipamentos
O EQUIPMAINT for Windows garante que as tarefas preventivas serão executadas quando elas tiverem que ser executadas.
O Plano de Manutenção Preventiva para um equipamento é definido pela indicação de que tarefas precisam ser executadas e quando.
Tarefas preventivas podem ser baseadas no tempo e/ou em qualquer outro indicador - como quilômetros rodados, ciclos ou taxas de produção.
Trabalhando com prevenção em vez de correção, a empresa evita urgências e emergências, o que implica na grande diminuição de custo e avarias nos equipamentos.
Quem tentou sabe que não há como manter um programa de manutenção preventiva realista sem o auxílio de computadores. Por isso, milhares de empresas continuam desperdiçando seus recursos "apagando incêndios" ao invés de preveni-los. Manutenção corretiva significa que mais recursos foram gastos que o necessário e que o equipamento ficou indisponível ou menos eficiente durante mais tempo que o necessário. O segredo para a economia é a transição para manutenção preventiva, preditiva e proativa. O EquipMaint está pronto para catalisar as energias organizacionais nesta direção. Embora também atenda manutenção corretiva, o EquipMaint é ideal para as empresas que estiverem dispostas a economizar recursos e aumentar a disponibilidade através da intervenção preventiva sobre equipamentos e instalações.
O plano de manutenção preventiva do EquipMaint é muito poderoso e simples de entender e usar. O usuário define qual o indicador de preventiva será utlizado e informa as diversas tarefas que serão realizadas quando os intervalos desse indicador forem alcançados. O indicador mais simples é o tempo medido em dias, mas o EquipMaint também pode trabalhar com horas, quilômetros, ciclos de máquina ou quantos outros indicadores a empresa queira. Além disso, o valor corrente dos indicadores pode ser atualizado por digitação do próprio usuário ou pode ser atualizado automaticamente, através de interface eletrônica de comunicação se o equipamento for capaz de comunicar-se.
O EQUIPMAINT for Windows oferece facilidades que ajudam o departamento de manutenção a organizar e automatizar suas operações.
O módulo de equipamentos proporciona acesso fácil e imediato a todas as informações pertinentes sobre um equipamento específico.
O EQUIPMAINT for Windows ajuda a empresa a diagnosticar seus pontos fracos na manutenção e atacá-los com decisões gerenciais de grande alcance. Ao retornar da execução dos serviços, o técnico da manutenção deve apropriar os recursos empregados e registrar as condições do equipamento. Nesse momento, ele também informa a causa da manutenção, que mais tarde será mostrada aos gerentes na forma de gráficos coloridos. A partir deles, os gerentes e executores poderão analisar os dados em gráficos coloridos para encontrar soluções de economia, como, por exemplo, trocar alguns fornecedores de equipamentos ou peças, treinar melhor o pessoal que opera o equipamento para evitar certos defeitos, modificar a freqüência de inspeções preventivas, etc.
Ao retornar da execução dos serviços, o técnico de manutenção deve apropriar os recursos empregados e registrar as condições do equipamento. Ao contrário de outros software, o EQUIPMAINT é econômico e evita sobrecarregar o executor com digitação de dezenas de informações que raramente seriam utilizadas. Poucos dados são solicitados, como data e hora de início e término da execução, se o problema foi efetivamente resolvido ou se ainda é necessária continuação, que materiais, ferramentas e pessoas foram efetivamente utilizados (o software sugere o planejado para poupar trabalho) e quais as causas da manutenção, isto é, qual o diagnóstico do defeito ou falha. Graças a isso, os gerentes e executores poderão analisar os dados em gráficos coloridos para encontrar soluções de economia, como, por exemplo, trocar alguns fornecedores de equipamentos ou peças, treinar melhor o pessoal que opera o equipamento para evitar certos defeitos, modificar a freqüência de inspeções preventivas, etc.
EQUIPMAINT é a ferramenta ideal para os gerentes responsáveis pela manutenção e até para os usuários da manutenção. Alertando para as causas mais freqüentes e onerosas de defeitos, o software auxilia as decisões gerenciais de grande alcance econômico.
Manutenção Preditiva através de Regras de Alarme
Um conjunto de regras de alarme pode ser definido no módulo de equipamentos para receber informações de sensores e medidores conectados aos equipamentos.
Esta informação pode indicar a necessidade de prioridade/urgência na manutenção do equipamento.
O EQUIPMAINT for Windows permite a utilização destas características para a criação de plano de preventiva.
Comunicação Digital / Monitoramento
O EQUIPMAINT for Windows inclui um sofisticado sistema de comunicação digital com os sistemas de controle de processos para facilitar e garantir o monitoramento automático dos indicadores de tarefas preventivas e o aferimento dos sensores dos equipamentos.
Estas informações dispararão as tarefas que forem necessárias.
Planejamento Inteligente de Tarefas
Utilizando o módulo Gerenciador de Tarefas é fácil acessar rapidamente as tarefas que estão pendentes, planejadas ou executadas.
As atividades existentes são apresentadas através de uma lista de tarefas, ordenadas e selecionadas através de critérios informados pelo usuário.
As telas do EQUIPMAINT são padronizadas e fáceis de usar. A In Forma criou o COCHITM (Concept Oriented Computer-Human Interface ou Interface computador-humano orientada a conceitos), que é o padrão de interação mais simples já inventado. O usuário pode observar o conjunto ou o indivíduo com a mesma naturalidade e encontra as operações associadas aos conceitos. A produtividade aumenta muito e a necessidade de treinamento diminui. No EQUIPMAINT não tem "computês", basta entender os conceitos de manutenção do software para saber operá-lo. Nesta tela, por exemplo, o usuário está afirmando que para realizar uma tarefa de limpeza e lubrificação, é provável que se use graxa e óleo lubrificante.
No EQUIPMAINT toda tarefa tem que ser descrita estruturadamente, não tem jeitinho. Assim, os gerentes sempre podem saber em que os recursos estão sendo empregados e quais os resultados alcançados. A manutenção deixa de ser uma despesa descontrolada e passa a agregar à cadeia de valor da organização os conceitos de pontualidade e disponibilidade, essenciais para quem atender clientes com qualidade e economia.
Otimização dos Recursos Disponíveis
O acompanhamento eficiente da utilização de materiais, ferramentas e recursos humanos é um fator crítico para evitar o desperdício de recursos.
O gerente de manutenção dispõe de todas as informações relevantes a respeito destes recursos.
Todos os custos diretamente envolvidos estão à disposição tão logo a tarefa de manutenção seja apropriada.
Requisição de Manutenção On-Line
O módulo de Requisição de Manutenção do EQUIPMAINT for Windows permite que seus funcionários requisitem serviços de manutenção através da Intranet de sua empresa.
Benefícios da Gerência Eficiente da Manutenção
Redução do stress cotidiano do trabalho de manutenção pela racionalização dos processos
Redução das paradas na obra através do planejamento preventivo de tarefas
Redução dos custos por alocação otimizada de recursos humanos e materiais
Promoção da produtividade pelo aumento da disponibilidade dos equipamentos
Ferramentas Essenciais para o Profissional de Manutenção Gestão do parque de equipamentos |
|
Proposta 2
ProTeus II Professional
O ProTeus II Professional da Eagle Technology é um Sistema de Administração de Manutenção Computadorizado fácil de usar, provendo todos os princípios básicos para organizar efetivamente e manter seu departamento de manutenção. O ProTeus II Professional ajuda a criar programas de manutenção preventiva, a evitar tempos de manutenção caros, a monitorar o estoque de peças de reposição e a rastrear fornecedores, reparos em equipamentos e histórico de custo. Compatível com o sistema Metasys, o ProTeus II Professional provê uma "interface viva" com o Sistema de Controle da Johnson Controls.
Benefícios do ProTeus II Professional
Administração da Manutenção completa para qualquer tamanho de sistema.
Integração com o Microsoft Office e Intranet/Internet.
Interface Metasys para respostas automáticas de alarme.
Características de segurança avançadas.
Telas, campos, abas e relatórios customizáveis.
Disponível em versões para um único usuário ou em rede.
Recursos do ProTeus II Professional
Inclui todas as características de ProTeus Expert, além de...
Opção de Ordem de Serviço através de internet/intranet para pedidos de ordens de trabalho de Manutenção Corretiva (DM) remotos.
Armazenador de Arquivos para anexo a arquivos Microsoft Word e Excel.
Calendário completo com programação das Ordens de Trabalho.
Módulo de Fornecedor que provê link para fornecedores de equipamento e peças; rastreamento de histórico de compras.
Módulo de Cliente que localiza dados de cliente e provê uma ligação direta ao equipamento deles.
Módulo de Causas que constrói uma biblioteca de causas com a finalidade de análise de avarias.
Módulo de Transação que permite fazer ajustes para inventariar.
Módulo de Tarefas que permite montar tarefas genéricas para simplificar a criação de ordens de trabalho Preventiva / Corretiva (PM/DM).
Capacidade de criação de relatórios / gráficos completos usando Crystal Reports.
Tarefas de PM e Utilitário de Carga de Equipamento para acelerar tempo de implementação.
Interface opcional com Microsoft Project.
Utilitário para mudança de Nomes de Campo.
Opcional para Visualização de Documento.
Opcional para Código de Barras.
Justificativa de Custo para ProTeus II Professional
ProTeus II Professional é um sistema de administração de manutenção completo, com múltiplos módulos disponíveis, assim você pode ir agregando-os um a um de acordo com o crescimento de sua companhia e necessidades. Entre estes estão o Visualizador de Documentos, Código de Barras, OSHA, Interface Metasys e módulos remotos para Pedido de Serviço. Considerando que o ProTeus II Professional é um de uma linha de programas de CMMS oferecido pela Eagle Technology, é fácil de atualizar e dá a você oportunidade de crescimento para seu negócio.
Como o ProTeus II Professional Trabalha
O ProTeus II Professional é projetado para atender desde pequenas até grandes instalações, plantas, edifícios ou escritórios. Quando em rede com usuários adicionais, o ProTeus II Professional provê uma flexível, contudo poderosa, ferramenta para manter seus ativos, equipamentos, frota, clientes, etc.. Com grande capacidade de relatórios e gráficos, o ProTeus II Professional apresenta dados de modo a mantê-lo informado das decisões administrativas. Códigos de segurança e classificações de direitos de grupo previnem o uso dos dados sem autorização dentro do CMMS. Um módulo de Pedido de Serviço permite que usuários sem acesso ao ProTeus II Professional enviem suas ordens de trabalho.
Serviços de Valor-Agregado
Com a compra do ProTeus II Professional, você receberá suporte inicial GRÁTIS além de cópia em CD da documentação, suporte on-line pela Web "tool-free". Treinamento na instalação ou fora dela, e serviços de implementação também estão disponíveis.
Versão atual 8.1.x
Plataformas: Windows NT, Windows 98, Windows 2000, Windows Me
Proposta 3 – Desenvolvimento Personalizado
Astrein Engenharia de Manutenção S/A |
Nossa missão é funcionar como centro de informação e de apoio à decisão na área de manutenção, integrando serviços e produtos complementares, principalmente aqueles baseados em conhecimento, em uma interface única e amigável.
Ser uma empresa competitiva e líder de mercado, superando a cada dia a expectativa dos clientes e colaboradores.
Liderança e tecnologia
Buscar sempre inovações tecnológicas e manter o desenvolvimento contínuo dos produtos e serviços.
Integridade e ética
Agir dentro de padrões de conduta ética, respeito e honestidade, com sinceridade, credibilidade e dentro dos princípios legais.
Valorização do ser humano
Investir no desenvolvimento de nossos colaboradores, proporcionando reais condições de crescimento técnico e humano.
Orientação para o cliente
Antecipar as necessidades dos clientes, atender às suas expectativas e estabelecer relação de confiança mútua e parceria.
Planejamento da próxima fase
Faremos um estudo detalhado dos fluxogramas e DFD´s, analisando todas saídas do sistema e operações realizadas pelo usuário.
Tab_Centro_Custo
Sequência
Tipo
Chave
Nome
1
Numerico
Primária
Cod_Centro_Custo
2
Literal
Desc_Centro_Custo
3
Numerico
Estrangeira
Cod_Filial
Tab_Departamento
Sequência
Tipo
Chave
Nome
1
Numerico
Primária
Cod_Departamento
2
Literal
Desc_Departamento
3
Numerico
Estrangeira
Cod_Filial
4
Numerico
Estrangeira
Cod_Centro_Custo
Tab_Colaborador
Sequência
Tipo
Chave
Nome
1
Numerico
Primária
Cod_Colaborador
2
Numerico
Estrangeira
Cod_Status
3
Literal
Nm_Colaborador
4
Literal
Nm_Cargo
5
Numerico
Estrangeira
Cod_Centro_Custo
6
Numerico
Estrangeira
Cod_Filial
7
Numerico
Estrangeira
Cod_Departamento
8
Numerico
Cod_CPF
9
Literal
Cod_RG
10
Numerico
Estrangeira
Cod_Unidade_Federativa
11
Literal
Cod_Endereco
Tab_Unidade_Federativa
Sequência
Tipo
Chave
Nome
1
Numerico
Primária
Cod_Unidade_Federativa
2
Literal
Desc_Unidade_Federativa
Tab_Filial
Sequência
Tipo
Chave
Nome
1
Numerico
Primária
Cod_Filial
2
Literal
Desc_Filial
3
Numerico
Estrangeira
Cod_Unidade_Federativa
4
Literal
Cod_Endereco
5
Numerico
Estrangeira
Cod_Status
Tab_Usuario
Sequência
Tipo
Chave
Nome
1
Numerico
Primária
Cod_Usuario
2
Literal
Nm_Usuario
3
Numerico
Estrangeira
Cod_Privilegios
4
Literal
Cod_PassWord
Tab_Cotacao
Sequência
Tipo
Chave
Nome
1
Numerico
Primária
Cod_Cotacao
2
Numerico
Estrangeira
Cod_Status
3
Numerico
Estrangeira
Cod_Requisicao
4
Data
Data
5
Literal
Cod_Responsavel
Tab_Fornecedor
Sequência
Tipo
Chave
Nome
1
Numerico
Primária
Cod_Fornecedor
2
Literal
Desc_Fornecedor
3
Numerico
Estrangeira
Cod_Unidade_Federativa
4
Numerico
Estrangeira
Cod_Status
5
Literal
Nm_Endereco
6
Literal
Cod_CNPJ
7
Literal
Cod_Inscricao_Estadual
8
Literal
Contato
9
Numerico
Telefone
10
Numerico
Fax
11
Literal
Email
12
Literal
Website
Tab_Item
Sequência
Tipo
Chave
Nome
1
Numerico
Primária
Cod_Item
2
Numerico
Estrangeira
Cod_Status
3
Numerico
Estrangeira
Cod_Fornecedor
4
Literal
Observação
5
Numerico
Valor_Atual
6
Data
Dt_Ultima_Aquisicao
Tab_Requisicao
Sequência
Tipo
Chave
Nome
1
Numerico
Primária
Cod_Requisicao
2
Numerico
Estrangeira
Cod_Status
3
Numerico
Estrangeira
Cod_Colaborador
4
Numerico
Estrangeira
Cod_Centro_Custo
5
Literal
Cod_Responsavel
6
Data
Data
Tab_Compra
Sequência
Tipo
Chave
Nome
1
Numerico
Primária
Cod_Compra
2
Numerico
Estrangeira
Cod_Status
3
Numerico
Estrangeira
Cod_Requisicao
4
Data
Data
5
Data
Dt_Entrega
6
Numerico
Estrangeira
Cod_Fornecedor
7
Literal
Fatura
Tab_Transacao
Sequência
Tipo
Chave
Nome
1
Numerico
Primária
Cod_Transacao
2
Numerico
Estrangeira
Cod_Status
3
Numerico
Estrangeira
Cod_Fatura
4
Numerico
Cod_Pagamento
5
Literal
Cod_Responsavel
6
Numerico
Cod_Valores
7
Numerico
Estrangeira
Cod_Compra
8
Numerico
Estrangeira
Cod_Colaborador
Tab_Divergencia
Sequência
Tipo
Chave
Nome
1
Numerico
Primária
Cod_Divergencia
2
Numerico
Estrangeira
Cod_Status
3
Numerico
Estrangeira
Cod_Compra
4
Numerico
Cod_Responsavel
5
Cod_Responsavel
6
Numerico
Cod_Valores
7
Numerico
Estrangeira
Cod_Compra
8
Numerico
Estrangeira
Cod_Colaborador
Tab_Comprador
Sequência
Tipo
Chave
Nome
1
Numerico
Primária
Cod_Comprador
2
Numerico
Estrangeira
Cod_Usuario
3
Numerico
Estrangeira
Cod_Status
Tab_Papeis
Sequência
Tipo
Chave
Nome
1
Numerico
Primária
Cod_Privilegios
2
Numerico
Acessos
Formulários Atuais
Modelo de protocolo para remessa de pedidos de compra a fornecedores
NºPC | Recebimento Secretaria | Retorno Canhoto | Nº PC | Recebimento Secretaria | Retorno canhoto | Nº PC | Recebimento Secretaria | Retorno Canhoto |
Modelo de Pedido de Compra
PEDIDO DE COMPRA | ||||||||||||
Nº | FL. | |||||||||||
Fornecedor: | CÓD. FORNECEDOR | |||||||||||
Endereço: | ||||||||||||
Pela presente autorizo-lhe o fornecimento abaixo descrito observadas as condições constantes no verso. | ||||||||||||
IT | Quantidade | Unid. | Código | SC | Descrição | Preço unitário $ | IPI % | |||||
ET | ES | EM | ||||||||||
Importa o total deste PC em $ | ||||||||||||
embalagem | ||||||||||||
Frete | ||||||||||||
transportadora | ||||||||||||
Data de vcto das parcelas | ||||||||||||
Valor das parcelas | ||||||||||||
Data de entrega | NP | Cód. fiscal | Prazo de entrega | Dias |
Irregularidades do pedido (enviados pelo setor de recebimento)
A N. Ref. S. Ref. Prezados Senhores: Vimos pela presente informá-los das irregularidades observadas quando do recebimento do(s) material(is) constante(s) nos documentos acima epigrafados, pelo que solicitamos as devidas providências. As irregularidades observadas são as seguintes: Diferença de peso, item(ns) -------------------------- Do Coc. Fiscal s/Doc. Fiscal ----------- nossa pesagem Diferença na quantidade, item(ns) do Doc. Fiscal s/ Doc. Fiscal recebida Diferença na quantidade, item(ns) do Doc. Fiscal s/ Doc. Fiscal recebida Embalagens em desacordo com nosso Pedido de Compra Recebida___________________ Solicitada_______________________ Material recebido com avarias, item(ns)__________________, solicitamos reposição em__________________ dias Material já fornecido anteriormente, item (ns) _________________, a disposição Condições de pagamento: apresentada ________________________ contratada Material em garanti. Cobrança indevida Frete Embalagem Atenciosamente, |
8.3. Definição dos Programas e Procedimentos de Conversão
Programas
Analisado até o momento, temos um sistema atual trabalhado e mantido manualmente, assim sendo, deverá ser elaborada uma reestruturação do sistema, uma elaboração de uma base de dados consistente, na qual constem os devidos dados do atual sistema de uma maneira íntegra.
Procedimentos de Conversão
1 – Análise das informações atuais
Neste momento, são coletadas as informações dos arquivos atuais e verificadas quanto a sua integridade e veracidade, os dados nesta fase serão filtrados para se obter uma massa de dados coesa, que realmente seja válida.
2 – Cadastros de Informações
Nesta fase, temos a inserção dos dados do sistema atual para o sistema que está sendo implantado. Profissionais da área de administração das informações do departamento são treinados para realizarem estas inserções, porém não são os principais responsáveis pela importação das informações.
Para garantir que toda esta etapa será feita de forma correta, um supervisor (Analistas e toda equipe que se fazer necessária ) é alocado para o acompanhamento da fase de importação das informações, desta forma, garantimos uma seção intensiva de treinamento do sistema e também integridade das informações inseridas no banco de dados.
3 – Importação da Programação do Setor de Compras
A Programação de Compras deve ser feita, como era devidamente efetuada como os protocolos anteriores, mas como o sistema realiza toda a análise da Compras, como todos os fornecedores devidamente homologados e todos os dados cadastrais no sistema, para iniciar a base de dados com informações consistentes, ao invés de somente inserir as informações diretamente no banco, é desenvolvida a carga de programação para que todos os procedimentos sejam elaborados de forma coerente com as datas de requisição de materiais e cadastro de fornecedores, bem como datas de entrega, devidos orçamentos e tudo mais que seja da incumbência do setor de compras.
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